Ciclistas são mal educados, mito ou verdade ?
13/06/2018Muita atenção é dedicada aos ciclistas que não param nos semáforos, mas a verdade é que, à parte o modo de transporte usado, há sempre pessoas que quebram as regras da estrada. A probabilidade de quebrar as regras da estrada não é maior por andar de bicicleta do que por dirigir um automóvel ou andar a pé.
Também existe evidência que sugere que passar um semáforo vermelho intencionalmente pode ser mais seguro em locais onde o desenho da estrada é ruim, habitualmente porque o ambiente foi projetado só com o tráfego motorizado em mente. Sendo assim, a forma mais visível de "saltar o vermelho" dos ciclistas é antes do semáforo ficar verde, para conseguir atravessar o cruzamento em segurança antes que o tráfego motorizado arranque. Quebrar as regras é muitas vezes uma reação a um ambiente mal concebido e perigoso.
Boa infraestrutura pública, que tenha em mente que a bicicleta é um modo de transporte válido, faz com que quebrar as regras seja menos apelativo e/ou necessário. O mau comportamento de alguns não deve ser usado como um argumento para não melhorar as condições para todos.
Leia mais
- 13/06/2018 - Ciclistas são mal educados, mito ou verdade ?
- 06/02/2018 - Produtos de melhor qualidade no setor de Bikes
- 20/07/2017 - Ciclistas desenvolvem aplicativos para ajuda mútua
- 10/07/2017 - Bicicleta para locomoção de distâncias maiores
- 20/06/2017 - Shimano Fest 2017 - Maior e mais completo, evento é oficialmente apresentado em São Paulo
- 01/06/2017 - Ciclovias e infraestrutura cicloviária aumentam a velocidade de deslocamento