Bicicletas : Moda, tendência ou solução ?
18/11/2016É possível dizer que grande parte da população, em algum momento da vida, já teve algum contato com a bicicleta. Quando aprendemos andar sobre duas rodas, temos na memória a primeira sensação de liberdade e o prazer indescritível de explorar novos lugares movidos por nossas próprias pernas.
Podemos observar, nas últimas eleições municipais (2016), em diversas cidades brasileiras o assunto mobilidade urbana, bicicleta e ciclovia, entrou em pauta nos debates políticos. Morei na Europa em 2011, e em minhas viagens pelo continente, acompanhei atentamente a evolução do uso da bicicleta em suas mais diversas formas. Em países desenvolvidos e em grandes cidades do Velho Continente – como Paris, Munique, Copenhague e Londres –, onde a infraestrutura para o uso de bicicletas como meio de transporte iniciou-se há décadas, a bicicleta faz parte da rotina da população. Também pode-se dizer que, como esporte, o ciclismo está entre os cinco favoritos dos europeus.
Em lugares como Amsterdã e Copenhague, mais de 50% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. Claro que isso não é por acaso, e o trabalho de criação de infraestrutura e apoio ao uso das bicicletas iniciou-se ainda na década de 1960. Naquela época, essas cidades eram poluídas e o volume de carros nas ruas criava um verdadeiro caos. Um quadro similar ao que o Brasil enfrenta neste momento. Mas existem indícios de que podemos reverter esse cenário. Existe um movimento positivo no Brasil com relação ao uso da bicicleta como meio de transporte, ou em suas diversas formas, seja como atividade física, lazer, esporte competitivo ou como meio de integração da sociedade. Mas é claro que existe muito a ser feito para criar nas cidades brasileiras um padrão de infraestrutura funcional, confortável e segura.
A Grande Vitória, no Espírito Santo, tem todos os aspectos necessários para ter sucesso no avanço das ciclovias e já está pedalando nessa direção. Ao criar uma estrutura para o uso das bicicletas compartilhadas, e adicionando à sua malha cicloviária novas ciclovias, estará garantindo seu espaço à frente das outras grandes cidades do Brasil. Além do necessário interesse político, existem diferentes iniciativas privadas que buscam ampliar esse horizonte.
Eventos com bicicletas, seja o próprio Ciclismo, Triathlon e outros, misturam atletas de ponta com a população e têm um papel fundamental para criar uma cultura de respeito a diferentes modais de deslocamento, além de gerar um impacto positivo na saúde pública, no respeito aos pedestres e ciclistas, e deixam um legado econômico positivo para diversos setores da sociedade.
Assim, o uso da bicicleta em suas diversas formas melhora a qualidade de vida da população, é um meio de transporte agradável, saudável, ecologicamente correto, barato e ajuda a eliminar o caos do sistema de transporte das grandes cidades. É isso que a CICLOVIX como parte importante da cadeia de peças de bicicleta no país, acredita e apoia. Essa é a nossa missão, nosso desejo.
Pedro Guimarães Lopes
Sócio e cofundador da Ciclovix Imp. Dist.
Leia mais
- 13/06/2018 - Ciclistas são mal educados, mito ou verdade ?
- 06/02/2018 - Produtos de melhor qualidade no setor de Bikes
- 20/07/2017 - Ciclistas desenvolvem aplicativos para ajuda mútua
- 10/07/2017 - Bicicleta para locomoção de distâncias maiores
- 20/06/2017 - Shimano Fest 2017 - Maior e mais completo, evento é oficialmente apresentado em São Paulo
- 01/06/2017 - Ciclovias e infraestrutura cicloviária aumentam a velocidade de deslocamento